ࡱ>    %`bjbjNN,, ~~~~~~~~!!!8."#|0nJ$`$v$v$v$b'b'b'[0]0]0]0]0]0]0$J2h4t0~)"'"'@))0~~v$v$0,,,)~v$~v$[0,)[0,,~~,v$>$ @Vf!*p,G0000,&5*&5,&5~,Hb'h'J,(<P(b'b'b'00+b'b'b'0))))d!!~~~~~~ Operadora: Bom dia, senhoras e senhores, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos teleconferncia da PDG Realty para discusso dos resultados referentes ao 4T08 e ao ano de 2008. Informamos a todos os participantes que esta teleconferncia e os slides esto sendo transmitidos pela Internet atravs do site  HYPERLINK "www.pdgrealty.com.br" www.pdgrealty.com.br, e que a apresentao est disponvel para download na seo Relaes com Investidores. Informamos tambm que os participantes estaro apenas ouvindo a teleconferncia durante a apresentao da Empresa, e, em seguida, iniciaremos a sesso de perguntas e respostas, quando maiores instrues sero fornecidas. Caso algum dos senhores necessite de alguma assistncia durante a conferncia, queira, por favor, solicitar a ajuda de um operador, digitando *0. Antes de prosseguir, gostaramos de esclarecer que eventuais declaraes que possam ser feitas durante essa teleconferncia, relativas s perspectivas de negcios da companhia, projees e metas operacionais e financeiras, constituem-se em crenas e premissas da Diretoria da PDG Realty, bem como em informaes atualmente disponveis para a Companhia. Consideraes futuras no so garantias de desempenho. Envolvem riscos, incertezas e premissas, pois se referem a eventos futuros e, portanto, dependem de circunstncias que podem ou no ocorrer. As condies econmicas gerais, condies da indstria e outros fatores operacionais podem afetar os resultados futuros da Empresa e podem conduzir a resultados que diferem materialmente daqueles expressos em tais consideraes futuras. Gostaria agora de passar a palavra ao Sr. Jos Antonio Grabowsky, Diretor Presidente. Por favor, Sr. Grabowsky, pode prosseguir. Jos Antonio Grabowsky: Bom dia. um prazer estar com vocs para conversar sobre os resultados de final de ano, 4T08 e ano completo de 2008 da PDG. Mais uma vez, acho que os resultados foram dentro do esperado, acho que conseguimos terminar o ano muito bem, cumprindo todas as nossas metas. Antes de entrar especificamente nos resultados, acho que vale a pena falar do cenrio do 4T, que eu acho que explica um pouco os resultados da PDG do 4T, que acabaram fazendo diferena nos resultados do final do ano, que foi a nossa forma de atuar depois que a crise comeou a se acentuar no Brasil. Na prtica, a crise do setor imobilirio acabou sendo uma coisa que veio em boa hora, no sentido de acelerar a seleo natural entre as empresas. No ano de 2007 e comeo de 2008 estvamos vivendo um perodo de excessos, de euforia, e que ia acabar tendo resultados muito piores, no sentido que estava nivelando as empresas por baixo. Todo mundo era capaz de fazer qualquer coisa, todo mundo crescia, todo mundo expandia do Rio Grande do Sul ao Amazonas e o mercado tinha dinheiro para dar na forma de equity ou divida para qualquer um com uma histria melhor. Isso ao longo de 2008 foi mudando, e mudando muito rapidamente, e acho que, com isso, vai cada vez mais fazer diferena a qualidade do Management, e nesse aspecto a PDG tem um modelo de negcios e uma equipe ao longo de suas empresas que, com certeza, est capacitada e com experincia para lidar com crises, e j passou at por piores do que esta. Nesse sentido, nosso modelo de negcios, onde temos donos cuidando de cada uma das principais operaes, alm da equipe da PDG propriamente dita cuidando de toda a parte financeira e de planejamento estratgico, temos uma capacidade e uma agilidade de reao muito maior do que algumas outras empresas, e com isso j comeamos a mostrar a diferena ao longo do 4T. A nossa reao e a nossa atitude diante da crise no 4T j so exemplo de como faz diferena voc ter um Management capaz de reagir rapidamente ao que o mercado est mostrando. Ao invs de pararmos totalmente e ficar olhando para ver para que lado a coisa aconteceria, a gente, obviamente, com prudncia e com conservadorismo, temos medo de muita coisa, por isso penamos muito antes de fazer as coisas. No que no erremos, mas corrigimos os erros muito rpido. O segredo acertar mais do que errar, mas continuar fazendo as coisas. Tomamos algumas providencias, continuamos lanando no 4T, tomamos algumas atitudes importantes na rea de marketing e estratgias de vendas dos nossos empreendimentos, e com isso o mercado respondeu muito bem, como vocs vo ver ao longo da apresentao. Outro ponto importante, obviamente, em funo da crise e do fato de outras empresas at antes da crise, j estarem com seus prprios problemas de capital de giro, a reduo da oferta no mercado ao longo do ano, j desde o 3T08, foi muito drstica. O nmero consolidado do ano deve fechar com lanamentos da ordem de R$25 bilhes, comparado com uma expectativa no incio de 2008 da ordem de R$40 bilhes a R$45 bilhes. Isso obviamente faz toda a diferena em termos de concorrncia. Ento, as pessoas que esto com o produto certo na rua, com certeza venderam bem ao longo do 4T, que foi o caso da PDG. Alis, j antecipando um pouco, falando de futuro, as vendas ao longo dos primeiros meses de 2009 tambm continuam bastante saudveis, e esse fenmenos de poucos lanamentos tambm continua uma realidade. Com isso, quem tem produto bom na rua est vendendo no s lanamentos, como est vendendo estoques, que o caso da PDG. Outro ponto importante para falar que junto com a crise vieram, obviamente, maiores dificuldades na parte de funding. E no crdito imobilirio, no que o funding tenha desaparecido, mas os bancos ficaram mais seletivos, mais criteriosos, preferindo operar com as empresas maiores, ento, de novo, uma seleo natural privilegiando as empresas maiores, entre as quais a PDG se orgulha de estar no mais entre as cinco maiores, mas entre as duas ou trs maiores em qualquer critrio. Ento o crdito imobilirio continuou disponvel para as empresas grandes, principalmente para o cliente final. Isso foi muito claro, os principais bancos cada vez mais tm claramente uma estratgia de disputar o cliente final, disputar o repasse, porque isso eles entendem que uma coisa importante para eles no longo prazo. Houve ao longo de setembro e outubro um aumento de taxas por parte de alguns bancos, mesmo para o cliente final, que em alguns casos j foi amenizado, alguns bancos j esto voltando atrs agora, porque sentiram que perderam mercado. Nesse aspecto a Caixa Econmica tem um papel muito importante, porque mesmo com a burocracia e com as dificuldades de aumentar muito os volumes operados, a Caixa saiu na frente, anunciando vrias medidas de reduo de taxas, inclusive para os clientes, o que acaba acirrando a concorrncia. Mesmo que a gente saiba que a Caixa no consegue aumentar muito o seu volume operado, ela serve como benchmark para os outros bancos e faz todo mundo ficar mais competitivo. Ns especificamente no tivemos especificamente nenhum problema de funding de crdito imobilirio e no estamos enxergando nada nessa direo, muito pelo contrrio; eu diria que os principais bancos esto cada vez mais querendo estreitar as parcerias com a PDG, por ser uma das empresas que eles esto enxergando claramente que est liderando o setor. Com relao ao capital de giro, ficou mais caro e mais difcil mesmo para as grandes. Com certeza, para empresas mdias e pequenas eu diria que ficou praticamente impossvel. Nesse ponto, de novo, a administrao de fluxo de caixa sempre foi uma preocupao nossa, e como vocs vo ver tambm na apresentao, daqui a pouco o Michel vai comear a falar especificamente dos nmeros, fechamos o ano com uma posio bastante confortvel de caixa, o que no quer dizer que ns no estamos o tempo inteiro olhando o que haja por a de linha adequada. Com certeza h algumas alternativas especiais que esto no mercado sendo discutidas com as principais empresas; basicamente, voc tem a Caixa Econmica com duas linhas, uma de capital de giro propriamente dita e uma com dinheiro direto do FGTS. Ns estamos, com certeza, na fila delas todas e em uma boa posio, mas essas operaes ainda no viraram realidades, mas a gente acredita que vo acabar acontecendo. Alm disso, estamos explorando outras alternativas possveis tambm, com o BNDES ou qualquer outra oportunidade que aparea no mercado. Estamos sempre prestando ateno nisso, porque entendemos que administrao de fluxo de caixa de longo prazo o nosso negcio e com certeza temos que estar sempre nos antecipando, como estamos fazendo at hoje e tem dado muito certo. Vou passar a palavra para o Michel, para ele ir tocando a apresentao propriamente dita do 4T08 e do ano, ele e o Joo, e depois voltamos para falar um pouco mais das perspectivas e para as perguntas e respostas. Obrigado Michel Wurman: Bom dia. Indo direto para a pgina dois da apresentao, falando um pouco dos destaques operacionais do trimestre e do ano. Acabamos o trimestre com R$425 milhes vendidos, no ano inteiro esse total chega a R$1,81 bilho, um volume acima do que planejamos no incio do ano. No 4T08, um ponto que o Jos comentou, no ficamos parados tentando olhar o que a crise faz. Foi o trimestre em que mais lanamos na histria da PDG; era bvio que ainda dava para lanar mais um pouco. Estamos sendo sempre prudentes nos lanamentos, temos esse fenmeno, depois o Jos vai discutir um pouco de perspectivas do 1T09, mas continuamos com essa tendncia de continuar vendendo bem. Ento, no estamos colocando em risco a operao, estamos s aproveitando essa inrcia, que alguns operadores pararam de operar ou por medo ou por falta de caixa, ento temos nos aproveitado muito bem essa inrcia. Com isso o VSO continua forte, continua em 24% do lanado; fizemos nosso primeiro lanamento na Argentina, um lanamento para classe mdia-alta, um produto de muito luxo para o local, muito bem lanado tambm, 42% vendido. Em relao PDG total, 75% dos lanamentos ocorreram no nosso segmento econmico, seguimento onde a PDG j lder de mercado. Um pouco em relao ao ano, o lanamento pro rata ficou em R$2,61 bilhes, sendo que o lanamento total, se a gente pudesse considerar todos os terceiros da nossa operao, o volume iria para R$3,8 bilhes. Seria uma operao bastante robusta, eu diria que seria a maior empresa do mercado com esse nosso lanamento exclusivo. Na pgina seguinte, pgina trs, em relao aos destaques financeiros, a gente acaba com uma receita no trimestre de R$347 milhes, no ano fica em R$1,2 bilho, um crescimento de quase 120% em relao a 2007. O EBITDA do trimestre fica praticamente em R$77 milhes, com 22,2% de margem, sendo que, no ano, ele chega a quase R$308 milhes, com 26% de margem. Um ponto importante que a gente tem percebido na nossa operao, e estamos neurticos o tempo inteiro tentando buscar isso, crescimento de volume. Ao longo do tempo, que tem crescido o volume, a gente tem tentado e lutado o mximo possvel para continuar com margens saudveis. Entendemos que a maior luta de uma empresa do nosso tamanho hoje em dia, da magnitude que a gente tem, crescer, ter massa crtica e continuar gerando resultados com muita eficincia. Ainda no temos o resultado das outras empresas do mercado, que devem divulgar at a prxima semana, mas eu acredito que nesse nvel de margem EBITDA, no volume que operamos na PDG, devemos ficar entre as lderes, com essa qualidade de margens. Vocs vero ao longo de todo o nosso release inteiro de resultados que as margens continuam muito saudveis na operao. A mensagem crescimento de margens e margens saudveis. O lucro lquido do trimestre fica praticamente em R$67 milhes, com 19,2% de margem, e a margem do ano fica em praticamente 21%. Todos esses dados que estou falando so pr-Lei 11.638, depois abrimos os ajustes que foram executados. Ainda no trimestre fazemos o exerccio dos 100% da Goldfarb; o caixa, como o Jos citou, est em R$256 milhes, muito confortvel para atender as nossas necessidades de curto, mdio e longo prazo, e conseguimos crescer, conseguimos atingir nossas metas com esse caixa que temos. Um dado muito importante, que a gente comeou a fazer no trimestre passado, foi a centralizao dos back offices, exatamente nesse movimento de caminhar para 100% de Goldfarb, a gente est estudando algo parecido com a CHL para o mdio prazo; e a prpria PDG, estamos criando um ncleo que vem de dentro da PDG, levando os melhores ncleos operacionais de cada empresa e tentando fazer uma estrutura nica de back office. O objetivo disso racionalizao de processos, racionalizao de custos, e acreditamos que consigamos ter muita eficincia com isso no mdio prazo. Outro dado importante, ainda em relao caixa e solidez do balano, o S&P soltou semana passada a reviso de diversas empresas do setor, fomos a nica empresa que no teve nenhuma queda de rating. Desde que tivemos o rating colocado pelo S&P quando fizemos a debnture em 2007, no tivemos nenhuma queda de rating, mesmo na perspectiva de piora do setor, como ocorreu recentemente. Outro ponto que o Jos comentou, eu diria que a nossa viso de como passar pela crise exatamente enfrentando a crise, no tendo medo, no se escondendo. Acho que isso mostra o que foi a nossa principal atividade nisso, que foi em relao continuidade dos lanamentos, mas com muita prudncia. Ento, lanamos o que a gente tinha muita certeza de venda, e uma estratgia muito agressiva de marketing. Vocs vo ver ao longo da apresentao, ou ento no MD&A, que nesse trimestre tivemos um excesso de gasto de marketing, provavelmente uns R$7 milhes ou R$8 milhes a mais do que teria um trimestre comum, exatamente por uma deciso do Management da PDG com as nossas empresas, de enfrentar a crise. Ento, a estratgia de marketing se mostrou com muito sucesso. Na pgina seguinte, mais um ponto na pgina quatro, iniciamos nosso programa de recompra; temos comprado bem lentamente no mercado. A idia continuar comprando; a recompra no foi anunciada para ser um simples instrumento de mexer com o preo da ao. O instrumento aqui que achamos que uma oportunidade muito boa para ns e vamos continuar com esse movimento ao longo do ano, com certeza. Na pgina seguinte, gastando um pouco mais de tempo no marketing, queramos citar alguns exemplos que fizemos. Eu diria que o principal deles foi o Compromisso Goldfarb, que era a garantia de recompra de 100% do imvel em casa de perda de emprego. Essa foi uma tirada de marketing, no caso do Milton Goldfarb, que percebeu o seguinte: automaticamente, a gente j tem uma poltica para ter baixa inadimplncia e baixo estoque dentro do que a gente opera de, na medida do possvel, tentar girar com inadimplncia, ou tentar girar com clientes que no tm capacidade de pagamento. A gente entende que esse nosso negcio na PDG e nas nossas empresas um negcio de longo prazo, um negcio de fluxo de caixa de longo prazo e gesto de risco, gesto de crdito. O Milton teve essa tirada, e o interessante foi que em um primeiro momento ele foi muito criticado no mercado inteiro. E ele basicamente diz o seguinte: se algum comprar e perder esse emprego durante um prazo X, ele devolveria o dinheiro colocado no imvel. O interessante que pela lei de So Paulo voc j obrigado a devolver quase todo o dinheiro colocado pelo comprador em caso de desistncia, ento esse s foi um pouco mais agressivo do que isso. O interessante para ns, olhando algumas revistas americanas de fevereiro, estavam citando o caso da Hyundai, mostrando que a Hyundai nos Estados Unidos est vendendo muito bem carros, mesmo dentro da crise, porque veio com uma estratgia agressiva de marketing inteligente na viso dessas revistas, exatamente a mesma estratgia que foi pensada na Goldfarb no 4T08. Outro exemplo interessante que veio da CHL e conseguimos exportar muito rpido para a Goldfarb foi o exemplo dos carros associados s compras das unidades. Na prtica, uma estruturao financeira de uma estratgia de marketing com muito sucesso. Praticamente todos vocs j devem conhecer o caso; basicamente, o comprador comprava uma unidade, na entrega das chaves, caso ele no tenha nenhuma inadimplncia e ele faa o repasse na hora das chaves, ele recebe um carro. Isso, no fluxo, toda uma questo de quanto voc economiza em marketing, quanto voc consegue economizar no faseamento, quanto voc aceita, por ter mais velocidade de venda, diminuir sua margem. Toda essa estruturao financeira permitiu que a gente criasse um produto diferenciado. Esses so exemplos de como se enfrenta a crise, porque se precisa ter um Management muito forte para entender os problemas, conseguir se adaptar realidade e como enfrent-los. Na pgina seguinte, eu vou passar para o Joo, que vai fazer os comentrios em relao aos desempenhos operacionais da Empresa. Joo Mallet: Bom dia a todos. Antes de comear, na pgina seis, queria agradecer ao pessoal que fez o fechamento. Fechamento de ano j um pouco complicado, e com essa Lei 11.638 fica um pouco mais trabalhoso. Acho que foi tudo bem. Voltando para a apresentao, nada muito novo no slide seis. Temos desempenho de venda, e de novo, ano contra ano crescemos 87%, atingiu R$1,8 bilho do nosso pro rata, grande parte disso, mais de 70% no econmico. Essa a dinmica que a gente continua vendo, e veremos tambm ao longo de 2009. Na pgina seguinte, slide sete, acho que o importante aqui comentar aqui que mesmo com o 4T, que estava sendo previsto para ser difcil, se olharmos a velocidade de vendas dos nossos lanamentos, ela foi ainda melhor do que no 3T. A gente vendeu 46% do que lanou em termos de VGV dentro do prprio tri. Em relao VSO, no quadro mais abaixo, tivemos para o ano um VSO de 57%, devemos trabalhar entre 40% e 50% para 2009, acho que um nmero razovel, e para o 4T08 algo prximo de 24%. Pgina seguinte, slide oito, aquele slide que a gente sempre gosta de botar; quais so as concluses interessantes aqui? Continuamos a ter um estoque, e essa ltima coluna aqui, onde vocs vem 81,6%, o que que esse nmero significa? De todo o R$1,4 bilho que temos de unidades lanadas e no vendidas, 82% aproximadamente so de unidades que lanamos em 2008; algo prximo a 50% de unidades que a gente lanou no 3T08 e no 4T08, ou seja, est comeando a construo agora. No aquela idia de estoque de unidade acabada, est longe disso. De tudo o que ns lanamos outro nmero importante, j vendemos, em termos de unidades, 77%. A pgina seguinte quebra de projetos por cidades. Aqui mais um detalhamento, no tem nenhuma novidade. S vale a pena mencionar de novo que lanamos na Argentina, no Mato Grosso, Gois, ento continuamos tentando diversificar e aproveitar cidades que no esto com uma dinmica de crise, cidades que esto com venda forte ainda. Pgina seguinte, slide dez, um qualitativo maior para o projeto que o Michel mencionou, na Argentina. O projeto realmente luxuoso, projeto grande, com algumas fases; e o Plaza tambm, que acho que vale destacar que foi muito bem vendido pela CHL. Pgina 11. Aqui a gente est falando em termos de lanamentos. Atingimos o guidance de 2008, esse um nmero bem importante. Analistas, o pessoal que est acompanhando os nmeros mais de perto sabe que o modelo que a gente fechou de fluxo de caixa, de DRE est ficando bem aderente ao longo dos trimestres de 2008. Esperamos ter a mesma aderncia para 2009, ter os nmeros sob controle. E, de novo, a forte presena no econmico: tanto no 4T08 quanto no consolidado do ano, mais de 70%, 75% sempre dentro do econmico. Pgina 12, a dinmica de land bank. Estou passando aqui bem rpido para a gente focar um pouco mais em perguntas e respostas, mas na dinmica de land bank, de novo, pelo segundo trimestre consecutivo, houve uma reduo do nmero de land bank, a gente est com R$6,2 bilhes, naquela mesma que estvamos, entre dois, dois anos e meio, trs anos de lanamento. A gente v o cenrio mais confortvel para compra de land bank agora, ento no necessrio fazer um esforo maior em termos de caixas, em termos de operao para ter o land bank maior neste momento. J estamos com o land bank bem diversificado; no interior de So Paulo, o que a gente chama aqui de demais cidades de So Paulo, mais de 50%, prximo de 50%; Rio de Janeiro, Gois, So Paulo, diversas outras cidades. E esse nmero ainda maior, 83% do land bank na faixa econmica, imveis at R$250 mil. Na pagina 13, abrindo um pouco mais esse land bank, acho que o dado importante aqui esse dado da direita, que a gente tem 33% do land bank em unidades at R$100 mil, so aquelas unidades que podemos fazer via crdito associativo preferencialmente ou atravs da SFH. At R$130 mil, teramos mais 8.000 unidades, tambm podendo fazer crdito associativo e SFH. Acima de R$350 mil, que o limite atual do SFH, s temos 3.000 unidades, ou 6,2% do land bank. um land bank muito focado na baixa renda, que tira proveito de qualquer mudana de legislao, qualquer pacote do Governo, o Jos vai mencionar isso em mais detalhes, mas estamos bem posicionados para esse tipo de movimento. Na pgina 14, eu vou devolver para o CFO, para falar dos destaques financeiros. Michel Wurman: Como os nmeros esto bons, pode devolver. Em relao a trimestre contra trimestre e ano contra ano, os dados so de muito crescimento. A receita lquida, como eu tinha comentado inicialmente, a gente acaba com R$1,2 bilho no ano, um crescimento de quase de 120%; trimestre contra trimestre, um crescimento de 82%. Lucro bruto, a gente termina o ano com R$472 milhes, um crescimento de 140%; em termos de EBITDA terminamos o ano com R$318 milhes, crescimento de 97%; em termos de lucro liquido ajustado, a gente termina com R$251 milhes, um crescimento de 93%. Ento, de novo, a mesma mensagem de antes, temos conseguido crescer muito em volume, samos de uma operao pequena em 2006 para uma operao de massa critica grande em 2008, e em 2009 com certeza muito maior, mas continua com margens muito saudveis e crescimentos muito fortes. Na pagina seguinte, temos o nosso cronograma de endividamento. O interessante aqui que a gente tem um controle muito rgido do nosso fluxo de caixa, exatamente o que a gente consegue pagar, o que a gente consegue alavancar mais a Empresa. Entendemos claramente que a Empresa est pouco alavancada hoje em dia, temos relao de dvida/PL de 41%. Entendemos que d para elevar esse patamar para 60% ou 70%, estamos estudando as oportunidades que esto surgindo recentemente de linhas do Governo, estamos bastante animados com elas. Ento d para ver claramente que temos um schedule de pagamentos bastante confortvel e estamos prontos para alavancar a Empresa, caso tenha essas oportunidades no mercado. Na pgina seguinte, temos a abertura de o que a gente tem hoje em dia de dvida por faixa de atuao. Vocs podem ver que temos dividas muito competitivas. Juntando com o schedule da pgina anterior, conseguimos entender que temos tem um fluxo de caixa bastante equacionado. Ento, juntando a posio de caixa, mais a posio que temos de recebveis, mais o tipo de linha de dvida que temos com os prazos, mais as obrigaes e receitas que temos, e a gente entende que temos o fluxo de caixa bastante equacionado. O que mudou com esta crise? Basicamente, investimentos para crescimento, a gente continua observando, mas somos mais prudentes em cima deles. Como sempre trabalhamos com a empresa de que eu s posso ir para a prxima etapa na medida em que estou coberto pela etapa anterior, que caixa, entramos na crise com uma posio bastante confortvel, principalmente em relao concorrncia. Nas nossas reunies semanais aqui, o nosso call principal : a gente consegue determinar qual o tamanho da nossa operao de PDG; se a gente quer crescer mais, se quer crescer menos, mas sempre com muita prudncia em gesto de dvida e gesto de caixa. Joo Mallet: Para fechar essa apresentao, vamos falar rapidamente dos ajustes da 11.638, imagino que ser uma das principais perguntas, sobre o que a gente abriu. Na apresentao a gente no colocou, para ela ficar um pouco mais leve, mas no release que est no site da PDG e na CVM, vocs conseguem acessar isso. Basicamente, a gente teve um ajuste, que vai estar na pgina 18 do release em portugus e ingls. O total do ajuste, se a gente for direto para o lucro lquido, vai ficar algo em torno de R$39,6 milhes; ou seja, o meu lucro ajustado, que foi de R$250 milhes, quando eu volto com depreciao e amortizao, o lucro contbil daria R$222 milhes. Desse lucro de R$222 milhes, tirando esses ajustes, estaria indo para R$182,46 milhes. Esse o lucro para a base de pagamento de dividendos. Rapidamente, vou passar aqui pelos maiores ajustes: a gente chega no ajuste AVP de R$14,7 milhes; todas as empresas fecharam a norma e foi calculado como a mesma metodologia, que foi a diferena entre a taxa de captao de dvida e uma inflao projetada. Tivemos tambm valor relevante em estande de venda; e acho que aqui vale comentar o seguinte: o que a gente entendia que ia ser a regra no incio do ano, acabou ficando um pouco diferente. O estande, mesmo em que voc possa capitaliz-lo, se ele vai ficar por mais de 12 meses em aberto, quando voc passa de um volume de vendas, que no nosso caso a gente definiu como 90%, voc obrigado a despesar. Ento todos os projetos que esto acima de 90% de venda, que no so poucos, a partir do momento em que eu atinjo 90%, eu no posso mais capitalizar, eu tenho que despesar o estande imediatamente. Ento, foi uma despesa um pouco maior do que a gente imaginava se ficasse com a regra antiga, que no tinha esse corte. Outra despesa aqui o stock option plan. A gente entendia, e a regra agora ficou clara, que voc tem que marc-lo a mercado na data da outorga. A nossa data da outorga do primeiro plano, que o mais relevante foi 5 de maio de 2007, a ao estava a R$17,40, ento foi nesse valor que a gente fez o Black & Scholes, fez o calculo para chegar ao valor que seria despesado. Outra mudana que acabou impactando foi a reverso do resultado cambial. A nossa operao na Argentina foi feita em USD, foi feito um investimento em USD com o USD mais baixo, a R$1,70 - no tenho o nmero exato -, mas quando o USD andou tivemos um resultado que foi apropriado ao longo dos trimestres, e esse resultado, por conta da 11.638, teve que ser revertido , no podia mais passar como resultado, teve que sair para PL. Ento, no net a gente tem uma despesa negativa de R$8 milhes, mas o PL foi aumentado nesse valor. Acho que esses so os principais, outras dvidas a gente esclarece nas perguntas e respostas Jos Antonio Grabowsky: S lembrando, o assunto dividendos e juros sobre capital prprio tambm est explicado no MD&A, na pgina 14. L est bastante claro. Qualquer dvida, estamos disposio para falar do assunto. Voltando a falar de perspectivas e o que estamos enxergando para frente, 2009 e outras novidades, obviamente est todo mundo prestando ateno no plano que o Governo est para lanar, provavelmente amanh, o que est todo mundo esperando. O que a gente entende, sem saber os detalhes das medidas que vo ser anunciadas ainda? Eles esto tentando fazer, talvez pela primeira vez em muito tempo, um plano efetivo, de grande monta para o setor imobilirio, o que um bom sinal. O Governo entendeu a importncia do nosso setor, no s por conta das caractersticas demogrficas do nosso Pas, o famoso dficit habitacional, mas pelo fato de que um setor que gera muito emprego e ajuda a manter o crescimento, se voc tiver incentivo. Ento, o plano como um todo, entendemos que est na direo certa, principalmente aquelas medidas temos ouvido falar que sero colocadas em prtica, que funcionam como incremento de demanda e aumento da capacidade de pagamento das pessoas. O problema que as pessoas hoje tm todo o interesse em comprar, quando voc est falando da faixa ao redor de cinco salrios mnimos, quatro salrios mnimos e da para baixo, mas eu diria que a gente j est conseguindo operar eficientemente e com lucro a partir a partir de quatro salrios; e voc sente nitidamente que aquele tipo de pessoa que no est especulando, no est investindo, no est querendo saber se o imvel vai ter uma grande valorizao. uma compra basicamente por necessidade, e a partir do momento em que a prestao se encaixa no oramento mensal da famlia, a primeira prioridade deles comprar o apartamento. Portanto, qualquer medida do Governo, seja subsdio, seja queda de taxa de juros, seja diminuio da parcela de seguro, vai fazer uma enorme diferena. A gente j tem sentido isso; na verdade, na prtica, j tem algumas medidas em funcionamento nessa direo, a Caixa Econmica j tem operado com juros mais baratos para certa faixa de renda, e a gente tem sentido nitidamente, por exemplo, nesses lanamentos que estamos fazendo agora, no comeo do ano, dando continuidade aos nossos lanamentos l em Cuiab, que so casinhas da ordem de R$70 mil a R$80 mil, sentimos isso nitidamente. Por falar nesse lanamento, j estamos na terceira fase do lanamento. J lanamos e vendemos, at hoje, mais de 700 casinhas l em Cuiab. Ento, a gente se sente nitidamente que a demanda existe, so pessoas, inclusive, que a crise no afetou muito, porque a prioridade nmero um deles a casa prpria. Ento, achamos que esse plano do governo pode fazer uma grande diferena nesse segmento e nesses clientes. Obviamente eu acho que no vai fazer milagres, no vai fazer a PDG ou a Goldfarb conseguir aprender de uma hora para outra a operar para a faixa abaixo de trs salrios mnimos e ganhar dinheiro, mas eu acho que pode fazer uma grande diferena; se a Goldfarb este ano, antes do plano, est falando em lanar por volta de 15.000 unidades, pode ser lancemos 20.000, 25.000 e continuemos a ter uma velocidade de venda muito saudvel. Ns no estamos esperando nenhuma mgica, nem vocs vo me ouvir dizendo que se o Governo quiser fazer 1 milho de unidades eu vou fazer 100.000, porque a PDG isso, a PDG aquilo. Ns vamos aumentar com certeza o nosso volume nesse setor, porque ns j estamos nesse setor, ns j temos o land bank, temos a tecnologia e sabemos fazer direito. Acho que a outra vantagem para a PDG que esse plano, se ele for nessa direo de aumentar a demandas e melhorar a capacidade de pagamento das famlias que j esto nesse segmento, vai ser muito bom para as empresas que j operam e j sabem operar nesse segmento. No adianta uma pessoa que nunca operou, s porque agora o Governo vai ter regras melhores para esse segmento, dizer que vai operar e vai aprender a operar nesse segmento. Ento, estamos aguardando o plano, mas eu diria que a chance de vir boa notcia muito grande. Acho 2009 no geral ser um ano para a prestarmos ateno em eficincia. A gente vai continuar crescendo, mas obviamente em uma velocidade menor que nos ltimos anos, e acho que a tnica deste ano eficincia na gesto, apertar mais os parafusos e ir buscar aumentar nossa lucratividade, as nossas margens, pela eficincia. Cada vez mais temos prestado ateno nisso na parte do back office das empresas, e acho que essa ser a tnica de 2009. Por outro lado, o mercado est muito mais tranqilo em termos de compra de terrenos. J estamos comeando a comprar alguns terrenos dentro do novo cenrio, quer dizer, com maior participao de permutas, com formas de pagamento muito mais tranqilas para ns. Outro ponto so os lanamentos. Continuamos a lanar no 1T09, obviamente com prudncia. Ns vamos provavelmente lanar no 1T alguma coisa ao redor de R$400 milhes, o que menos do que no ano passado, mas com certeza estamos prontos para, se o mercado continuar bom, ir acelerando e chegar ao final do ano dentro do nosso guidance, entre R$2 bilhes e R$3 bilhes. Eu diria que ns estamos mirando mais ao redor de R$2,5 bilhes para este ano. Outra coisa so as oportunidades que a gente est prestando ateno e j estamos comeando a nos beneficiar delas desde o final do ano passado, principalmente atravs da CHL, que focar em certos produtos para o investidor. Isso tem tido uma velocidade de vendas muito boa, para linhas comercias, e acho que uma coisa que vai acontecer ao longo do ano. A gente tem condies de sermos mais oportunistas nesse aspecto e procurar lanar produtos que tenham demandas especficas. Com certeza, esse fenmeno da queda da taxa de juros, que j comeou a ocorrer e est todo mundo enxergando que ir ocorrer de maneira mais forte, alm de beneficiar o setor como um todo, em termos do custo do capital de giro, com certeza vai criar demanda especfica para produtos para o investidor, na medida em que as pessoas, pela primeira vez na vida, talvez, ou em muitos anos, vo parar de ter aquele custo de oportunidade, de que aplicar dinheiro em qualquer fundo de investimento j gera uma rentabilidade bastante atraente para as pessoas fsicas. Eu acho que um outro mercado a que ter muitas oportunidades. No geral, o que a gente est enxergando para 2009 isso. Um ano com muitos desafios, e a nossa expectativa , mais uma vez, performar muito bem neste ano, continuar o nosso crescimento e continuar a aumentar importncia da PDG dentro do setor, com bons resultados para os nossos acionistas. Vamos passar agora para a parte de perguntas e respostas, e continuamos a nossa conversa. Guilherme Vilazante, Barclays Capital: Bom dia. Olhando nmero de vendas de voc como um todo, ele veio bastante forte, especialmente se considerar que foi um trimestre fraco de venda para o setor como um todo. Mas se vocs olhar e abrir, qual foi desempenho de vendas dos lanamentos versus estoque, o contraste bastante forte; Voc tem uma velocidade de venda acima de 40% em tudo o que lanamento e uma velocidade de venda abaixo de 10% para tudo o que estoque. Eu queria entender como que est esse contraste, de onde veio isso; e agora, nesse 1T, com uma oferta menor se isso deve mudar. E queria comentar tambm, se vocs puderem falar alguma coisa do 1T, fazer um raio X, qual o segmento que est se destacando, mdia renda, alta renda ou baixa renda; se vocs puderem dar uma idia melhor de como est evoluindo esse 1T. Michel Wurman: Eu vou juntar logo o 4T08 com o 1T09. Como a gente lanou forte no 4T08 e vendeu muito bem lanamento, e investiu muito forte em marketing, eu tenho um resqucio de venda no 1T09 muito forte de estoque. Ento, comparando o VSO de estoque do ultimo trimestre, que foi abaixo de 10%, eu diria que este trimestre deve estar vindo entre 14% e 15% de VSO no estoque . difcil olhar trimestralmente, mas quando voc olha em um prazo um pouco mais longo, no prazo semestral, voc acaba diluindo essa despesa de marketing e acaba tendo resqucio de estoque vendido. Ento, essa a explicao desse estoque. Acho que o importante que o que a gente lanou ano passado, vendemos grande parte do total; estamos com 50% vendido do que a gente lanou no ano passado. O estoque que temos praticamente todo do 2S08, e naquele caminho que ocorre novamente na classe mdia-baixa: voc comea entre 30% e 40% no primeiro trimestre, depois vai pingando ms a ms um pouco, de forma que ao longo da obra voc consegue completar entre 90% e 100%, no mximo 10% de ps-chaves. Ento, a gente considera que estamos com uma velocidade muito boa, muito confortvel, e bvio que estoque preocupao constante. Embora a gente tenha os melhores dados do setor em relao a estoque, temos uma poltica interna: o estoque tem que ser zero por princpio. Ento, tendo dito isso, a gente sempre quer vender o mximo possvel. Eu acho que a boa notcia em relao ao nosso estoque que o 1T09 vem muito forte em relao aos dados do 4T08. Em relao ao 1T09, como o Jos comentou: no 1T09, a gente sentiu que tem muito pouca oferta de produto. Ento, interessante que a gente tem lanado diversos produtos de tamanho pequeno e mdio, e diversos produtos de tamanho pequeno que h um ano no chamariam ateno nenhuma, eu tenho hoje em dia diversos investidores ligando para perguntar como que est aquele lanamento que eu vi no jornal?. Provavelmente so lanamentos de R$10 milhes, R$20 milhes, R$30 milhes de VGV, que h um semestre ningum perguntaria como foi. A boa notcia que esto vendendo muito bem. Ento, a gente entende que esse mercado como um todo diminuiu. Voc vai ter algumas empresas que conseguem estar ou um pouco menor, ou do mesmo tamanho ou um pouco maior, abocanhando essa diferena de mercado. Houve um choque de oferta muito grande, e a gente est aproveitando que o choque de demanda no foi desse tamanho. Guilherme Vilazante: E em relao a cancelamento, algum comportamento anormal? Destrato de unidades, algum comportamento anormal, algum aumento desde setembro? Michel Wurman: A gente espera que esse nmero v aumentar. A gente j esperava isso ao longo dos dois ltimos trimestres, mas at agora no teve nada anormal, estamos na nossa mdia histrica de 3% a 5%. A gente tem um feeling de que se a crise se intensificar, obvio que esse nmero deve acelerar, mas at agora no teve contaminao nenhuma. No nosso caso, somos um pouco mais protegidos, embora todo mundo ache que classe mdia e mdia-baixa sejam menos protegidas, a gente entende que uma demanda natural do comprador. Tivemos casos espalhados em cidades, por exemplo, que a gente soube que houve muitas demisses, que acabamos tendo antecipao de pagamento de prestaes. Parando para estudar isso no interior de So Paulo, a gente conseguiu entender que eram algumas pessoas usando dinheiro do FGTS, que conseguiram resgatar quando foram demitidas, para antecipar pagamento. Ento, a gente entende que produtos de classe mdia e mdia-baixa so produtos para demanda natural. As pessoas saem de casa, as pessoas casam, as pessoas separam; esse tipo de comprador que a gente tem. No tem nada de comprador especulativo. Por isso temos esse comportamento mais normal, e deve ser parecido com esse nas outras empresas. bvio que para ter isso voc tem que ter uma anlise de crdito mais forte, voc tem que estar constantemente entendendo de mal pagadores na carteira, voc tem que gerir esse negcio com uma carteira de crdito. Guilherme Vilazante: OK. Obrigado. Leonardo Zambolin, Goldman Sachs: Bom dia. Tenho trs perguntas, bem rpidas. A primeira a seguinte: podemos esperar, por exemplo, esses esforos adicionais de marketing daqui para frente na mesma intensidade? Por exemplo, se a gente fosse traar uma projeo de despesas de vendas sobre vendas basicamente, qual seria um bom ratio? A segunda em relao integrao dos sistemas back office e sistemas em geral, principalmente para Goldfarb e CHL: quanto tempo vai levar, e mais ou menos quanto vocs esto esperando gastar com isso? E a terceira, a gente reparou que a linha de impostos provavelmente teve alguma reverso em relao aos trimestres passados. Eu s queria tentar entender melhor que tipo de reverso foi feita na linha dos impostos. Obrigado. Michel Wurman: Vamos dividir entre os trs; como so trs perguntas, fica uma para cada um. Eu vou falar da primeira, Zambolin, a parte relacionada a marketing. Na nossa viso, o nosso investimento adicional de marketing no ultimo trimestre deve ter ficado entre R$8 milhes e R$10 milhes, e j neste 1T09 estamos vendo que temos muito pouco investimento em relao a esses R$8 milhes a R$10 milhes. A gente tem vendido um pouco na carona desses investimentos no ltimo trimestre. Ento, a gente volta para um comportamento at abaixo da mdia do ano passado, de investimento de marketing. Provavelmente a explicao pouca oferta de concorrente, ento voc consegue aparecer mais. o exemplo que a gente pega nos jornais de finais de semana: antigamente voc podia fazer uma ou duas, e tinha provavelmente dez concorrentes com trs, quatro pginas. Ento, seu produto, independente da faixa, no tinha percepo nenhuma. Hoje em dia, voc faz meia pgina ou uma pgina e a percepo do cliente que voc est investindo muito em marketing. Outro detalhe interessante o recall que a gente tem em So Paulo. Na Goldfarb, investimos muito em propaganda de televiso no ltimo trimestre. At hoje, tem muito cliente nosso e at investidores comentando como estamos sendo agressivos nas campanhas de marketing de televiso. Nosso ltimo anncio de marketing ocorreu em dezembro. Ento, um pouco esse efeito de recall que temos, e a gente acredita que essa mdia de despesa de marketing ir baixar. Foi muito consciente esse gasto a mais que tivemos em marketing; no consideramos gasto, consideramos investimento, e teve um resultado. Mas no 1T09 vai baixar. Jos Antonio Grabowsky: medida que se lana mais fora de So Paulo e Rio de Janeiro, o custo muito mais barato, seja de televiso, seja de jornal, seja de outras mdias. E a outra coisa que estamos tambm investindo um pouco mais esse ano na parceria com a corretora, que a Avance, a parte de venda por Internet. J comeamos a fazer a diferena tambm, e acaba tendo um custo mais barato para a venda. Com relao ao SAP, ns contratamos agora no 1T09, acho que conseguimos fazer uma negociao muito boa em funo da crise, em funo de todo o dever de casa que fizemos ao longo do 2S08 para entender direito qual era a melhor opo e exatamente o que a gente precisava contratar. Na verdade, a gente contratou previamente uma pessoa para ser a CIO da PDG desde o incio do 2S08; ela passou o 2S08 inteiro s analisando, fazendo benchmark com todos os outros processos de implantao de SAP nas empresas do setor. Acho que a gente conseguiu uma contratao muito bem negociada. A idia comear agora em abril e a expectativa que tudo fique pronto provavelmente no comeo do ano que vem; entre o final deste ano e o comeo do ano que vem, a gente j est no ar com o SAP e a consultoria ser da IBM para a implantao. Michel Wurman: Em relao ao SAP, eu no posso abrir os custos de SAP por demandas contratuais, mas o importante que a gente tem conseguido, a gente conhece os valores dos nossos concorrentes, e temos conseguido negcios muito mais baratos, exatamente por essa pouca concorrncia hoje em dia, at por contratao de servios. A gente s vai poder divulgar o valor inteiro quando ele acabar, mas estamos conseguindo contratar provavelmente 50% a 60% do preo do custo dos nossos concorrentes, e o nosso principal item a gente j est pegando uma equipe com muita experincia, que j tem implementado em alguns outros home builders do setor. Joo Mallet: Zambolin, para a sua terceira pergunta, em relao a imposto, o que aconteceu no 4T? A gente teve imposto provisionado ao longo do ano de 2008, com uma expectativa de lucro X, e quando fizemos o JCP, no tivemos mais o imposto que estvamos planejando ter. Ento, no 4T08 eu tive uma reverso de imposto, e justamente por isso que a gente fez o JCP, Um dos principais motivos foi essa eficincia tributria que teramos no prprio 4T. Leonardo Zambolin: OK. Obrigado. Rodrigo Oliveira, Credit Suisse: Bom dia a todos. Boa parte das minhas perguntas foi respondida, na verdade, mas eu queria perguntar sobre as despesas gerais e administrativas. Houve um aumento grande do 3T08 para o 4T08, e aqui eu j estou excluindo obviamente os gastos comerciais. Vocs poderiam explicar um pouco o que levou a esse aumento, se existe algo no-recorrente ali dentro e quanto poderamos esperar para 2009. Obrigado. Michel Wurman: Grande parte dessa diferena est no pagamento de bnus. Na nossa metodologia, a gente vai diferindo um pouco ao longo dos trimestres, e no momento em que a gente tem o resultado realizado, combinado, estabelecido pelo Board, a voc booka a maior parte em relao a resultados. Na verdade 100% desse aumento, voc pode considerar despesa de bnus. Rodrigo Oliveira: Ento, provavelmente, no 1T09 deveria ter uma queda. A sazonalidade vai continuar sendo essa mais para o final do ano? Michel Wurman: Exatamente. Voc pode imaginar no 1T09 essa despesa administrativa ao redor de R$20 milhes, um pouco acima disso. Rodrigo Oliveira: Est certo. E nesse nmero vocs contemplam alguma reduo de pessoal, ou ganho eficincia de alguma maneira? Michel Wurman: A gente j vem fazendo isso. Na verdade, at reduzimos muito pessoal, j fizemos no total mais de 100 demisses desde o ultimo semestre nas empresas, mas a nossa busca era mais por eficincia. Esse do ano inteiro do G&A de 2009, a gente esperava ter um crescimento anterior de algo como 20%, e acreditamos que este ano deve ficar flat em relao ao ano passado. Mas, de novo, nosso objetivo no era necessariamente corte de custo, acabou tendo efeito de corte de custo. Nossa principal diferena foi tentar montar essa estrutura de um back office centralizado, onde, de fato, a gente conseguiu cancelar vrias estruturas gerenciais e vrias estruturas de diretorias dentro das empresas e da PDG. Dessa forma a gente conseguiu uma reduo de custo. Rodrigo Oliveira: Perfeito. Muito obrigado. Michelle Dria, Deutsche Bank: Bom dia a todos. Parabns pelo resultado. Na verdade, algumas das perguntas j foram respondidas, mas vou aproveitar para esclarecer dois pontos. Joo, voc comentou durante a apresentao um VSO esperado para 2009. Se puder repetir esse nmero, porque eu no consegui pegar. Tambm queria que voc elaborasse um pouco sobre o uso de caixa nesse trimestre; j que o nvel de estoque diminuiu, eu queria saber o que foi que consumiu caixa principalmente nesse trimestre. Joo Mallet: Nossa projeo aqui, algo entre 40% e 50% de VSO para o ano de 2009. um nmero que a gente entende como sendo bem razovel. obvio que esse nmero pode variar para cima, pode variar para baixo, mas por que a gente tem essa expectativa ao longo do ano? que a diferena deste ano para o ano passado que os produtos que esto sendo lanados at o momento, e essa deve ser a poltica enquanto a crise no mostrar que ficou mais tranqila, voc na verdade est lanando produtos em que voc vai na certa, aqueles produtos que voc testa muito tempo antes, e medida que voc sente a demanda, voc abre para a venda. A gente tem claramente percebido, ao longo do 1T09 a gente no tem nenhum fracasso de venda. Nenhum produto nosso est com menos de 15% vendido. Tem alguns produtos que continuam indo muito bem de vendas. Ento, eu diria que esse VSO ser muito controlado em funo dessa oferta mais seletiva que ns, e provavelmente todo o setor, deve estar dentro dessa poltica. Michel Wurman: Em relao sua segunda pergunta, quanto posio de caixa, o uso de caixa de um trimestre para o outro est totalmente dentro da expectativa da projeo da Companhia. A gente vai continuar consumindo um pouco de caixa nesse 1S09, provavelmente alguma coisa at o comeo do 3T09, e depois a gente comea a ter uma posio de caixa equalizada, ficando provavelmente com esse cash flow flat a partir do final do 3T09, inicio do 4T09. Michelle Dria: Est bem. Obrigada. Marcello Milman, Banco Santander: Bom dia a todos. Minha pergunta referente questo de Goldfarb. Queria saber se vocs poderiam quantificar quanto de dedues monetrias a Goldfarb teve nesse trimestre ou no ano, como vocs acharem melhor, para a gente poder extrapolar o que vai ser para frente, e aproveitar essa oportunidade para ouvir, de repente, do Michel ou do Jos, mais detalhes sobre a transao; como a estrutura e por que exatamente vocs acham que vo conseguir consolidar a Goldfarb 100%, inclusive, no tendo minoritrios, a partir deste ano. Joo Mallet: Goldfarb vai ser consolidada a partir do 1T09, 100%, deixando j de passar linhas de minoritrios. Se voc pegar como proxy o nmero de minoritrios que veio em 2008, Goldfarb representa algo como 30% a 35% desse nmero. Deixe-me s explicar por que: a gente tem operaes Goldfarb representando algo como 70% dos meus dados operacionais, mas vamos lembrar que metade disso eu fao direto na PDG, ento j fica no meu pro rata, e a outra metade eu fao na Goldfarb, e a sim eu tenho que tirar a linha de minoritrios. basicamente por isso. Eu respondi todas as suas perguntas ou faltou alguma coisa? Marcello Milman: S para ficar claro, quer dizer que normalmente em projetos da Goldfarb, uma parte j PDG com incorporao? Jos Antonio Grabowsky: Praticamente todos os projetos so metade PDG como co-inc e metade via Goldfarb, da qual a gente j tinha 80%. Marcello Milman: OK. E s para confirmar, realmente, ainda que vocs tenham aqueles warranties, a consolidao ainda vai ser 100%, inclusive sem haver minoritrios. Jos Antonio Grabowsky: A gente j tem 100% das empresas. S a forma de pagamento que continuou no mesmo schedule original. Marcello Milman: como se comprasse hoje e estivesse pagando a prazo, via esses warranties. Joo Mallet: exatamente isso. Marcello Milman: OK. Obrigado. Operadora: Encerramos neste momento a sesso de perguntas e respostas. Gostaria de passar a palavra ao Sr. Grabowsky para as consideraes finais. Jos Antonio Grabowsky: Bom. Obrigado a todos pela presena, pelas perguntas. Espero que tenhamos conseguido ser bastante claros. Eu acho que realmente 2008 foi um ano muito importante para a PDG, a nossa consolidao como a segunda maior empresa do setor, no s em valor de mercado, mas eu acho que em qualquer critrio. Quando todas as outras empresas terminarem de divulgar, pretendemos ser o segundo colocado em qualquer critrio. Nossa meta continua a ser rentabilidade; crescer por crescer no nos interessa. Nosso negcio, nossa cultura ganhar dinheiro. Ento, eu diria que a nossa preocupao ficar cada vez mais eficiente na PDG, manter nossas margens altas, e se o mercado permitir, a gente vai continuar crescendo, principalmente no relativo. Estamos bastante animados com tudo o que vem pela frente em termos de Brasil. Obviamente este ano estamos prestando muita ateno na crise, nas suas conseqncias para o Brasil, mas eu acho que pensando em mdio e longo prazo, no Brasil o setor imobilirio tem uma oportunidade muito grande pela frente, e a gente entende que quem passar bem pela crise vai sair do outro lado bem preparado para voltar a crescer rapidamente. Isso o que a gente espera da PDG, passar o ano de 2009 com um pequeno crescimento, e se preparando para voltar a crescer mais forte na hora que o mercado melhorar de novo. Acho que temos tudo para fazer isso, estamos com uma situao bastante confortvel e prestando ateno nas oportunidades que a crise possa gerar dentro do nosso setor. Obrigado pela ateno, e continuamos s ordens aqui para qualquer esclarecimento. Qualquer dvida mais especfica, por favor, faam contato com a gente. Obrigado. At logo. Operadora: A teleconferncia da PDG Realty est encerrada. Agradecemos a participao de todos, e tenham um bom dia. "Este documento uma transcrio produzida pela MZ. A MZ faz o possvel para garantir a qualidade (atual, precisa e completa) da transcrio. Entretanto, a MZ no se responsabiliza por eventuais falhas, j que o texto depende da qualidade do udio e da clareza discursiva dos palestrantes. Portanto, a MZ no se responsabiliza por eventuais danos ou prejuzos que possam surgir com o uso, acesso, segurana, manuteno, distribuio e/ou transmisso desta transcrio. Este documento uma transcrio simples e no reflete nenhuma opinio de investimento da MZ. Todo o contedo deste documento de responsabilidade total e exclusiva da empresa que realizou o evento transcrito pela MZ. Por favor, consulte o website de relaes com investidor (e/ou institucional) da respectiva companhia para mais condies e termos importantes e especficos relacionados ao uso desta transcrio.     Transcrio da teleconferncia Resultados do 4T08 PDG Realty (PDGR3 BZ) 24 de maro de 2009  PAGE 11  : ; ] ^ _ s t wʲʔsW<5h=h^CJOJQJ\]^JaJmHnHsHu6h=h^0JCJOJQJ]^JaJmHnHsHuAjhUh*kCJOJQJU]^JaJmHnHsHu;jh=h^CJOJQJU]^JaJmHnHsHu/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu2h=h^CJOJQJ]^JaJmHnHsHu5h=h^5CJOJQJ]^JaJmHnHsHu    = > PQ'(YZ'(@A@$a$gd^ $7$8$H$a$gd^ $kl'2;<GHnt?I_k{?@cd!$δΚ΅΅Κ΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅΅)h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu2h+h^6CJOJQJ^JaJmHnHsHu2h=h^6CJOJQJ^JaJmHnHsHu/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu2h=h^5CJOJQJ^JaJmHnHsHu4@A%&  ""5$6$$$b&c&((t)u)T*U*d*x+y+--$a$gd^$&+,#$,6>?JKjl &3U\ RSTUxyҽңң2h+h^6CJOJQJ^JaJmHnHsHu)h+CJOJQJ^JaJmHnHsHu/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu)h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu@y  2 4 !!!>!?!!!"""%""""""""###w#x#y#z###$!$2$3$4$7$C$2hdh^6CJOJQJ^JaJmHnHsHu2hdh^6CJOJQJ^JaJmHnHsHu)hdCJOJQJ^JaJmHnHsHu)h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu/C$D$$$$$$$$$$$$.%:%H%N%%%%%a&c&o&r&&&&&&&&&&&&'3'6'c'd'p'q''''''( ( ('(4(D(E(L(R((((((((()&)ҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽҽ)hZCJOJQJ^JaJmHnHsHu)h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu)hdCJOJQJ^JaJmHnHsHuB&)-)1)<)=)s)t))))))*U*c*d***********++++4+6+7+8+Z+e+w+z+|+++++++++++,,,,,N,V,k,,,,,,,,绡2hLh^5CJOJQJ^JaJmHnHsHu,h^5CJOJQJ^JaJmHnHsHu)h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu?,,, --@-H-d-i----- .!.".#.*.0.9.T.W.s.t.z.}.//4/:/F/H/////////////0 0 0 000030n0y000000011#1%1&1'1111111111)hCJOJQJ^JaJmHnHsHu)h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHuJ-G/H/001144u5v5`6a6y7z7997;8;<7>8>??@@BBC$a$gd^111111;2C2L2M2r2s22222222233u3v333334 444D4E4Z4`4u4x4y4|4444444444455;5H5T5U5_5i5t5v5555555"6'6)6*6-6=6_6a6t6|666666666/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu)h^CJOJQJ^JaJmHnHsHuS66666(747=7I7q7v7x7z777778 8(8)8*8+8Y8`8k8l8|8}8~888899"9+939B9l9x9|99999999?:@:A:G:u:{:}:~:::::::Ҟ2ha h^6CJOJQJ^JaJmHnHsHu2h=h^6CJOJQJ^JaJmHnHsHu)h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu/h=h^CJOJQJ^JaJmHnHsHu>::::::;; 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