ࡱ> uwt@V1bjbjFFP,,B)8<<Lff||||||L!L!L!L!L!L!L$RNRPEL-||--EL||ZL-||L-LGX#K|Z oNDmG.#I(KlpL0LKIDQu|DQP#KDQ#K|>,$ #|||ELELFATO RELEVANTE BANCO ITA HOLDING FINANCEIRA S.A. e ITASA INVESTIMENTOS ITA S.A. AQUISIO DAS OPERAES DO BANKBOSTON NA AMRICA LATINA 1. O Banco Ita Holding Financeira S.A. (ITA) e a Itasa Investimentos Ita S.A. (ITASA) comunicam assinatura em 01/05/2006 de acordo com o Bank of America Corporation (BAC) envolvendo: Aquisio do BankBoston (BKB) no Brasil pelo ITA atravs da emisso de 68.518 mil aes preferenciais, correspondendo participao acionria aproximada de 5,8%; Direito de exclusividade para adquirir as operaes do BKB no Chile e no Uruguai e outros ativos financeiros de clientes da Amrica Latina. Esta operao, a maior transao j realizada no mercado financeiro brasileiro envolvendo troca de aes, garante ao ITA no s a liderana entre as instituies privadas na administrao de recursos de terceiros, custdia e nos mercados de grandes empresas e de pessoas fsicas de alta renda, bem como a oportunidade de expandir suas operaes em novos mercados na Amrica Latina. 2. OBJETO DO NEGCIO BankBoston Brasil Com ativos de R$ 23 bilhes, atua com reconhecida posio de destaque nos segmentos de pessoas fsicas de alta renda, incluindo importante base de cartes de crdito, e de pessoas jurdicas de pequeno, mdio e grande porte, alm de possuir forte presena na gesto de recursos de terceiros, com um volume de fundos administrados prximo a R$ 26 bilhes. BankBoston Chile Com uma economia j amadurecida e instituies reconhecidas internacionalmente por sua solidez, o Chile detm a classificao de pas Investment Grade e rating Baa1 pela Moody`s. O BKB Chile conta com ativos totais de R$ 5 bilhes, 44 agncias e 58.000 clientes, ocupando o 12 lugar no ranking do sistema financeiro chileno por total de ativos. BankBoston Uruguai e OCA Instituio financeira de posio destacada no Uruguai com 15 agncias, ocupando a 3 posio no ranking dos bancos privados por total de ativos. A operadora de cartes OCA conta com 23 agncias e atualmente a maior emissora de cartes naquele pas com cerca de 50% de participao de mercado. Em conjunto, o BKB Uruguai e a OCA atendem cerca de 372.000 clientes. 3. PREO E ESTRUTURA DO NEGCIO A transao relativa s operaes no Brasil prev o pagamento atravs da emisso de aes preferenciais do ITA, correspondendo participao aproximada de 5,8% (68.518 mil aes do capital do ITA). Tomando por base a cotao mdia de mercado em 28.04.06, estas aes estariam avaliadas em R$ 4,5 bilhes. A mesma estrutura est prevista para as demais operaes em avaliao e o montante envolvido est em linha com a proporo de seus ativos em relao aos do Brasil. O BAC passar a ser acionista do ITA mantendo assim sua presena na regio, atravs de um investimento importante, e indicar um membro do Conselho de Administrao do ITA. O BAC no poder elevar a participao no capital do ITA acima de 20%. O lote de aes a ser emitido estar sujeito a restries sua venda (lock-up) por um perodo de 3 anos e o BAC no ter direito de preferncia (Right of First Refusal) detendo porm o direito de venda conjunta (tag along) em uma eventual transferncia de controle do ITA. A aquisio do BKB Brasil se dar atravs da incorporao de aes do BKB, no envolvendo, portanto, direito de preferncia aos atuais acionistas. inteno da administrao proceder amortizao do gio decorrente deste negcio no exerccio de 2006. Estima-se uma reduo de R$ 2,2 bilhes, lquidos de efeitos fiscais, no resultado do ITA pela amortizao deste gio. O montante de dividendos/JCP distribudo aos acionistas do ITA, considerando-se a nova base acionria, no ser afetado por esta amortizao e dever ser superior ao do exerccio de 2005. Tomando-se por base a consolidao pro forma dos dados de 31.12.05 o ndice de Basilia ser pouco afetado, atingindo 16,7%, mesmo aps a amortizao integral do gio. Estima-se que o efeito positivo desta operao no Lucro por Ao do ITA venha a ocorrer a partir do segundo semestre de 2007. 4. EFEITOS DA AQUISIO Os principais efeitos da aquisio, considerando todas as operaes do BKB, so demonstrados no quadro a seguir:  Os impactos na participao do ITA no mercado nacional so resumidos no quadro que segue:  5. ASPECTOS RELEVANTES Os principais aspectos que motivaram a celebrao do acordo para aquisio das operaes do BKB podem ser resumidos nos seguintes pontos: Posio de liderana na administrao de recursos de terceiros, custdia e mercados de grandes empresas e de clientes de alta renda; Importante ganho de escala nos segmentos de grandes e mdias empresas; Incorporao de seleta base de clientes de cartes de crdito; Oportunidade de expanso em mercados internacionais onde hoje o ITA no se faz presente. O ITA considera importante o fato de estar agregando aos seus quadros um grupo de profissionais altamente qualificados e uma rede diferenciada de agncias. A experincia do ITA na atrao e reteno de talentos e o turn-over natural dos quadros prprios do ITA permitiro que a transio ocorra com absoluta serenidade e com o mximo aproveitamento da equipe do BKB. O ITA continuar reforando sua tradio no atendimento aos diversos segmentos de mercado. As operaes e negcios realizados com clientes, credores e fornecedores, no sofrero descontinuidade. O ITA continuar operando no Brasil e no exterior nos moldes atuais. A anlise preliminar das carteiras de grandes e mdias empresas indica complementaridade e, portanto, na grande maioria dos casos, capacidade de continuar a atender os clientes nos atuais nveis de crdito. O objetivo do ITA manter a rede de agncias do BKB, cujas instalaes contam com reconhecida qualidade, e som-las rede de agncias do Ita Personnalit. O ITA pretende tambm manter a equipe de atendimento do BKB para assegurar aos clientes a continuidade na qualidade e presteza de atendimento especializado para o segmento de pessoas fsicas de alta renda. Tanto os clientes pessoas fsicas como jurdicas viro a usufruir da estrutura do ITA, como rede de agncias, caixas eletrnicos e Bankline, to logo haja a integrao do BKB ao ITA. Espera-se que essa integrao ocorra nos 6 meses aps a concluso do negcio. Dentro da parceria estabelecida, ITA e BAC procuraro atuar de modo a dinamizar os negcios que sejam de interesse mtuo. Como exemplo, o ITA procurar atender clientes do BAC no Brasil e efetuar remessas de/para os EUA atravs do BAC. 6. IMPACTOS DA TRANSAO NA ITASA Considerando-se o aumento de capital relacionado incorporao de aes, a variao de sua participao acionria e a amortizao do gio, o efeito lquido positivo estimado no resultado da ITASA ser de R$ 0,6 bilho. 7. BANCO ITA HOLDING FINANCEIRA A sustentabilidade do ITA, construda ao longo de 60 anos, resulta de uma cultura fundamentada na criao de valor para os seus acionistas, na liderana em performance e tica, associada qualidade dos servios. Hoje, esses atributos so compartilhados por 51 mil colaboradores no atendimento a mais de 16 milhes de clientes, atravs da rede de 2.391 agncias e 22 mil caixas eletrnicos. Com capitalizao de mercado de R$ 73 bilhes (US$ 35 bilhes) em 28.04.06 o ITA foi considerado nos ltimos 3 anos o melhor banco do Brasil por revistas como: Global Finance, Latin Finance e The Banker, do grupo Financial Times. Avaliaes da Moodys e da Fitch Ratings apontam o ITA como a instituio financeira de maior solidez financeira e de rating individual no Pas. Em Agosto de 2005, o ITA conquistou o ttulo de banco mais tico da Amrica Latina, pesquisa conduzida pela empresa de rating Management & Excellence (M&E), com sede em Madri, e pela revista americana Latin Finance, de Miami. Em Fevereiro de 2006, pela segunda vez consecutiva, o Private Bank ITA foi a nica instituio brasileira a figurar na lista dos 10 melhores private banks do mundo com atuao no Brasil, segundo a revista Euromoney. O ITA integra o DJSWI - Dow Jones Sustainability World Index, desde sua criao, mantendo-se como nico banco latino-americano. A marca Ita foi avaliada pela consultoria inglesa Interbrand em 2005 como a mais valiosa do Brasil, liderando este ranking com o valor de US$ 1,3 bilho. 8. ITASA INVESTIMENTOS ITA S.A. A ITASA um dos maiores conglomerados industriais e financeiros do Brasil e possui uma estratgia internacional definida com o objetivo de sempre manter elevada liquidez e uma slida base de capital no Brasil e no exterior. Centraliza um conjunto de empresas em reas to diversas como os setores financeiro e imobilirio, indstria de painis de madeira, louas e metais sanitrios, qumica e eletrnica. Os princpios de valorizao de capital humano, a tica nos negcios e a gerao de valor para os acionistas de forma continuada e sustentvel so a marca de todas as companhias do grupo. Estes princpios fundamentam sua competitividade por meio da melhoria contnua da qualidade dos servios e produtos, com base no desenvolvimento prprio e na absoro das mais modernas tecnologias disponveis, o que tem proporcionado ao grupo a liderana em diferentes setores. 9. BANK OF AMERICA CORPORATION O BAC umas das maiores instituies financeiras do mundo, atendendo clientes pessoas fsicas e jurdicas de pequeno, mdio e grande porte com amplo leque de produtos e servios. Com mais de 54 milhes de clientes, 5.700 agncias e 16.700 caixas eletrnicos, alm de um premiado servio via internet, acessado por mais de 19 milhes de usurios, o BAC oferece comodidade inigualvel no mercado americano. Lder na concesso de emprstimos a pequenas empresas nos EUA, atua em 175 pases e possui relacionamento com 98% das empresas que fazem parte da publicao US Fortune 500 e 79% das empresas participantes da Global Fortune 500. As aes do BAC (NYSE: BAC) so negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque. 10. CONCLUSO Essas aquisies so consistentes com a destinao do capital do ITA para negcios que agregam valor aos acionistas, com a viso de sustentabilidade do banco e reafirmam a confiana no futuro do Brasil. A concluso da operao est sujeita aprovao pelo Banco Central do Brasil e demais autoridades competentes. So Paulo, 2 de maio de 2006. ALFREDO EGYDIO SETUBALHENRI PENCHASDiretor de Relaes com InvestidoresDiretor de Relaes com InvestidoresBANCO ITA HOLDING FINANCEIRA S.A.ITASA INVESTIMENTOS ITA S.A. fls. PAGE 6 WX @ C Q i n ~ , /  , &69DJQUXîwwwwhi 56B*CJ\phhi 5CJ\hi B*CJ\phhi 5B*CJ\ph hi CJ)hi 5B*CJOJQJ\^JaJphff)hi 5B* CJOJQJ\^JaJph3fh`%B* CJaJph3fhi B* CJaJph3fhVhi B* CJ,aJ,ph3f*6WXYQ      , $ ha$gdi $ & Fda$gdi $a$gdi gdi $a$gdi gdi B1U1 @A$%$ & Fda$gdi $a$gdi PSlq-12358hl %23PYBF۲۲ۣۣۣۑ|ۣhi5B*CJ\phhi B*ph"hQhi 56B*CJ\phhi 56B*CJ\phh5hi B*CJ\phhQhi 5B*CJ\phhi B*CJphhi 5B*CJ\phhi B*CJ\phhiB*CJ\ph0ORyz{(=OSPSX\ AEej hQhi B*CJ\phhi 56B*CJ\phhi5B*CJ\phhi 5CJ\hihi jhPhi UhPhi 5B*CJ\phjhPhi Uhi B*CJ\phhi 5B*CJ\ph4y{|}IUVbc23 $da$gdi$ & Fdx^`a$gdigdi $a$gdi  O R V Z 7!;!Z!]!!!!!""""""K$$$$$$ % %%"%1%3%A%H%N%[%f%j%%%%ɳ䳓}hi 5CJ\]hi 56CJ\]hi 56CJ\hi 56B*CJ\ph hi CJ\hi 5CJ\hi5B*CJ\phhi B*CJ\phhAhi B*CJ\phhi 5B*CJ\phhQhi B*CJ\ph1 !!!!!""""K$L$''(((((())c*d* $dxa$gdV$a$gdi %%%%=&C&D&[&&&&&6'C'v''''''7(A(x((((((6,7,V,W,Y,\,--...... /!/޹}#hihi 5B*CJ\^Jphhi 56B*CJ\]phhi B*CJphh<-hi 5B*CJ\phh<-hi B*CJ\ph hi CJ\hi 56B*CJ\phhi B*CJ\phhi 5B*CJ\phhi 5CJ\+d*6,7,V,W, /!///0///m0000$If[$\$^`gdlG$If[$\$gdlGgdd dxgdV dgdV$a$gdV $dxa$gdV$a$gdi !/.///0/q/u/.020m00000000011?1@1A1B1D1H1ȹȬȟ}}j}j}}SKG?h CJaJh hL{^mH sH ,hlGh CJOJPJQJ^JaJmH sH $hlGh CJOJPJQJ^JaJ h2h CJOJQJ^JaJ h2hdCJOJQJ^JaJhd5B*CJ\phhY5B*CJ\phhDhVB*CJ\phhV5B*CJ\phhihV5OJQJ^Jhi 5OJQJ\^Jhihi 5OJQJ\^J00000+Ukd"$$IfFT0H;% t%644 la$If[$\$^`gdlG$If[$\$gdlGUkd^"$$IfFT0H;% t%644 la01@1A1B1S1T1U1V1ohffo "$$d[$\$a$gdVEUkd0#$$IfFT0H;% t%644 la$If[$\$^`gdlG$If[$\$gdlGH1I1O1P1Q1R1S1T1U1V1hL{^mH sH h`%h h CJaJh`%0JCJaJmHnHuh 0JCJaJjh 0JCJUaJ } 0&P +p,p-p.p1h4567:plG. 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